Educação Infantil: entenda sua importância

A educação infantil corresponde à primeira fase da educação básica das crianças. Trata-se, por sua vez, do período de vida escolar de crianças entre 0 e 5 anos de idade. A educação infantil pode ser entendida em um sentido bastante amplo, pois contempla o misto de vivências das crianças tanto no ambiente familiar como na comunidade.

As escolas de educação infantil, como as escolas de educação infantil de Porto Alegre,  portanto, carregam consigo o desafio de acompanhar o desenvolvimento humano em uma de suas fases mais complexas. É nesse período que as crianças estão desenvolvendo, de forma mais intensa, seus aspectos emocionais, intelectuais, motores e sociais.

Para Kuhlmann (2003), a educação infantil, presente nas escolinhas infantis, é o primeiro período de vida escolar das crianças. Além disso, essa é uma fase que não possui, como no ensino fundamental e demais etapas escolares, o objetivo da aprovação para um próximo nível. Segundo o artigo 31 da Constituição Brasileira de 1988:

“É importante ressaltar que a Educação Infantil tem uma função pedagógica, um trabalho que toma a realidade e os conhecimentos infantis como ponto de partida e os amplia através de atividades que têm significado concreto para a vida das crianças, e simultaneamente asseguram a aquisição de novos conhecimentos”.

Por isso, todas as práticas das escolas de educação infantil devem ser intencionalmente planejadas, sistematizadas e avaliadas dentro do seu projeto pedagógico.

Importância da educação infantil

O grande desafio da educação infantil está na pluralidade das crianças, que precisa ser levada em consideração pelos profissionais responsáveis no momento do planejamento das atividades.

Como se trata do primeiro contato com o ambiente externo ao domiciliar, a educação infantil carrega consigo a missão de dar às crianças a oportunidade de se conhecerem e reconhecerem como cidadãos do mundo. Essa, por si só, já é uma tarefa extremamente delicada por parte de quem conduz essa etapa. Porque fazer educação infantil

Oportunizar às crianças esse primeiro contato com a sociedade, sem a presença rotineira dos pais ou responsáveis, torna a educação infantil uma fase de extrema relevância para o desenvolvimento.

Dentre os diversos fatores que justificam a importância de proporcionar à criança a inserção em uma escola de educação infantil, estão:

Desenvolvimento de sua autonomia e identidade; Absorção de conhecimentos com base em suas próprias vivências e nas dos colegas; Estruturação de uma consciência cooperativa em relação às coisas, experiências e pessoas; Administração de conflitos.

Embora todas essas habilidades citadas acima estejam diretamente relacionadas à educação recebida também em casa, o grande diferencial do ambiente escolar reside na possibilidade de conviver e trocar com essas crianças.

A educação infantil, por sua vez, pode consistir na primeira experiência de alteridade das crianças. Em outras palavras, isso quer dizer que essa etapa também se trata de uma grande oportunidade de reconhecer a existência do outro e entender a interdependência que todas as pessoas possuem entre si.

Leia também o nosso conteúdo sobre Berçário!

A importância de brincar na educação infantil

Na educação infantil, o ato de brincar é fundamental para desenvolver as competências desejadas nas crianças. A partir da brincadeira, é possível construir uma série de noções sobre o mundo, que são de extrema importância na formação da personalidade dos indivíduos.

Nesse processo, desenvolve-se o entendimento sobre partilha, paciência e comunicação com o outro. As escolas de educação infantil, como as escolas de educação infantil da zona sul de Porto Alegre, devem aproveitar as atividades lúdicas, de brincadeira, para promover a autoconfiança e a curiosidade, por exemplo.

Para além dos aspectos de convivência e comunicação que o ato de brincar propicia, o manejo com os brinquedos e a condução das brincadeiras abrem espaço para desenvolver a competência de tomar decisões. Na educação infantil, essa habilidade encontra terreno fértil para ser edificada de modo saudável e cooperativo.

Critérios para escolher uma Escola de educação infantil

Sabemos que, além de todas as vantagens comprovadas de as crianças iniciarem, na educação infantil, sua trajetória escolar, existem critérios importantes a serem considerados pelos seus responsáveis na hora de escolher a escola mais adequada.

Para tanto, separamos algumas perguntas relevantes a serem respondidas pelas famílias se deparam com o momento de escolher a melhor escola de educação infantil para seus pequenos, tendo como base algumas escolas de educação infantil de Porto Alegre:

Há espaço de convivência na escola? Os planos de aula são compartilhados com os responsáveis? A escola funciona o ano inteiro? Como é o acesso à escola? A instituição permite a entrada dos responsáveis em qualquer horário? A proposta pedagógica da escola se preocupa com as contribuições dos conhecimentos prévios dos alunos? A escola se preocupa em proporcionar um ambiente sempre limpo e agradável para o desenvolvimento das atividades com os alunos?

Esses critérios mencionados acima são alguns dos mais importantes a serem revisados quando chegar o momento de escolher a escola de educação infantil que corresponda às suas exigências.

Um trabalho sério e comprometido com o bem-estar e com o desenvolvimento das crianças precisa prezar pelo alinhamento de todos os seus elementos, que vão desde a proposta pedagógica até a estrutura física do local, que é algo essencial nas creches em Porto Alegre.

Por isso, te convidamos a conhecer a nossa escola de educação infantil no Menino Deus, a Escola Pais e Filhos, que funciona a partir de todos esses pilares trazidos.

Venha fazer uma visita e se surpreenda com o que essa escola infantil no Menino Deus pode oferecer para o seu pequeno!