Escola de educação infantil bilíngue: entenda a importância

Uma escola de educação infantil bilíngue é aquela que divide sua grade curricular em dois idiomas. Nesse sentido, uma escolinha bilíngue propicia uma vivência mais intensa das crianças em relação à língua estrangeira.

Dessa forma, em uma educação bilíngue, os alunos vivenciam uma experiência diferenciada de contato com as disciplinas ministradas em sala de aula. Não há, portanto, apenas uma matéria para se aprender um outro idioma, mas sim a oportunidade de aprender diferentes competências a partir de dois sistemas linguísticos.

Esse tipo de abordagem, por sua vez, tem como objetivo uma formação global e abrangente desde a educação infantil, que impacta diretamente na preparação profissional.

Quais os benefícios de uma escola de educação infantil bilíngue?

Quando uma escola de educação infantil proõe-se a ser bilíngue,é preciso observar alguns aspectos importantes, tais como: Número de horas; Aula diárias Desenvolvimento de um programa específico e bem diversificado, tendo como foco atividades variadas, que sejam interdisciplinares, ou seja, que liguem a língua a outras matérias, como artes e matemática.

Dentre os principais benefícios proporcionados por uma escola de educação infantil bilíngue, estão:

Aprendizado natural

Por meio do contato real com outro idioma, os alunos são capazes de desenvolver, verdadeiramente, a habilidade de se comunicar, em diversas situações, em outro idioma. Dessa forma, ao contrário da metodologia mais comum adotada para o ensino de uma língua estrangeira, uma escola bilíngue é capaz de tornar natural a realização de atividades diárias, já que não é planejada com uma carga horária reduzida.

Melhores oportunidades para o futuro

Para os alunos que têm a oportunidade de estudar em uma escola de educação infantil bilíngue, o acesso a oportunidades de destaque no mercado de trabalho são significativamente maiores. Além disso, no que diz respeito ao contato interpessoal com diferentes pessoas e culturas, as oportunidades também expandem.

Melhor desenvolvimento de habilidades cognitivas relacionadas à escrita, à fala e à leitura

Quando as crianças entram em contato com outro idioma, o desenvolvimento de suas habilidades cognitivas se expande consideravelmente. Dessa forma, ao frequentarem uma escola de educação infantil bilíngue, os alunos conseguem ampliar as possibilidades de vivenciar as brincadeiras e atividades propostas. Dentre os principais benefícios cognitivas, estão:

Desenvolvimento da capacidade de monitorar o ambiente

Há um desenvolvimento maior da capacidade de monitorar o ambiente quando, na escola de educação infantil, as crianças habituam-se a se movimentar em ambientes que exigem que elas percebam quando têm que mudar o idiom. Isso, por sua vez, costuma exigir menos esforço do cérebro na hora de perceber e monitorar os diferentes locais por onde passam.

Escola de educação infantil bilíngue: qual metodologia seguir?

Em uma escolinha bilíngue, o aluno passa por um processo de imersão no segundo idioma, a fim de adquirir fluência. Para isso, o idioma é usado como ferramenta de aprendizado de conceitos diversos.

Dessa maneira, em uma escola infantil bilíngue, ao invés de considerar o segundo idioma como uma disciplina em separado, as crianças estabelecem um contato cujo objetivo é acessar a materialidade linguística. Em muitas escolas de educação infantil de Porto Alegre, são aprendidas, junto ao segundo idioma, habilidades como criatividade, flexibilidade, comunicação, colaboração e empatia.

Além disso, para que uma metodologia seja bem-sucedida, é necessário que a escola de educação infantil bilíngue inove. e se atualize a todo o momento. Nesse sentido, o professor precisa achar um equilíbrio entre o seu tempo de fala e o tempo de fala do aluno. Para tanto, é recomendado o uso de recursos que desenvolvam a habilidade de se comunicar. Os principais são:

1. Seminários;

2. Trabalhos em grupo;

3. Conversas individuais com professores.

O material didático não é o curso, por sua vez, também deve ser um recurso importante para o sucesso da metodologia de escolas bilíngues. Nesse sentido, ele deve ser pensado como um apoio para o aprendizado e deve ser completado com outros materiais, que incluem livros de literatura, jogos, filmes e músicas.

Na Escola de Educação Infantil Pais e Filhos, é utilizada uma metodologia cujo foco encontra-se na perspectiva relacional do aprendizado do segundo idioma. Nesse sentido, segue-se a linha de uma aprendizagem baseada na troca dos alunos entre si e com os professores.

Para entender melhor como conduzimos nossa escola de educação infantil bilíngue, entre em contato conosco!